Ciências na Educação

Ciências na Educação
OBRIGADA PELA VISITA

terça-feira, 22 de março de 2011

MATÉRIA , CORPO E OBJETO

DISCIPLINA: QUÍMICA 1 9º ANO - CIÊNCIAS NATURAIS
 PROFESSORA: ANA PAULA A. PIACENTINI



OBJETIVO: 
  • Identificar diferentes tipos de Matéria;
  • conceituar matéria;
  • Verificar que o ar ocupa lugar no espaço, portanto é matéria;
 DURAÇÃO: Aproximadamente 2 aulas

FUNDAMENTAÇÃO: Estudo de Química: Ciências que estuda a matéria e suas tranformações. A química esta muito ligada ao nosso dia -a -dia, nos medicamentos, nos produtos de limpeza, construções, vestuário etc. tudo o que existe no universo é formado por química. No noss
DISCIPLINA: QUÍMICA 1 9º ANO - CIÊNCIAS NATURAIS
 PROFESSORA: ANA PAULA A. PIACENTINI



OBJETIVO: 
  • Identificar diferentes tipos de Matéria;
  • conceituar matéria;
  • Verificar que o ar ocupa lugar no espaço, portanto é matéria;
 DURAÇÃO: Aproximadamente 2 aulas

FUNDAMENTAÇÃO: Estudo de Química: Ciências que estuda a matéria e suas tranformações. A química esta muito ligada ao nosso dia -a -dia, nos medicamentos, nos produtos de limpeza, construções, vestuário etc. tudo o que existe no universo é formado por química. No nosso organismo também há diversas transformações químicas.

MATÉRIA: Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Qualquer coisa que tenha existência  física ou real e matéria. Tudo que existe no universo.
 Exemplo: papel,lápis,borracha, caderno pedra.

CORPO: Parte limitada da matéria. Exemplo: Pedaço de madeira, caco de vidro.

OBJETO: Parte da matéria destinada a um uso.
o organismo também há diversas transformações químicas.

MATÉRIA: Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Qualquer coisa que tenha existência  física ou real e matéria. Tudo que existe no universo.
 Exemplo: papel,lápis,borracha, caderno pedra.

CORPO: Parte limitada da matéria. Exemplo: Pedaço de madeira, caco de vidro.
OBJETO: Parte da matéria destinada a um uso. 

EXPERIMENTAÇÃO: Esta atividade mostra aos alunos, que apesar de não conseguimos enxergarmos o ar, podemos comprovar sua existência.
As atividades e relatórios deverão ser entregues em duplas.

Atividade 1-

Material: balões e tiras de papéis (reutilização), tesoura.
Procedimento: Encha um balão de ar. O ar preenche o espaço dentro do balão. Agora esvazie o balão, recorte figuras geométricas diversas e coloque dentro do balão vazio. Encha novamente o balão e observe. O que você conclui dessas observações?
Os alunos e alunas perceberão que o ar que forem assoprando dentro do balão promoverá a sua expansão. É perceptível também o movimento do ar dentro do balão pelo deslocamnto (circular) dos pedacinhos de papel no interior do mesmo. Nessse sentido poderão concluir, que:
  1. O ar ocupa espaço dentro do balão, provocando a sua expansão.
  2. O ar entra dentro do balão em movimentos circulares. 
  3.  

SER PROFESSOR

"niguem chega a educação e torna-se cidadão se não for por mim,..." (Professor)